top of page

Projetos

Elaboramos projetos personalizados, buscando atender às necessidades dos nossos clientes, associando as demandas apresentadas com as exigências dos órgãos competentes. Montamos todo a documentação exigida pela prefeitura para aprovação inicial e liberação de alvará de construção.
Arquitetônico

O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma construção é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. Projeto Arquitetônico é o conjunto de desenhos técnicos e documentação relacionada, assinada e aprovada por Arquiteto, Engenheiro e Órgão Responsável, dependendo de qual função o Projeto em questão terá. O conjunto é composto, na maioria das vezes, por Implantação da Construção, Planta Baixa de todos os Pavimentos, Cortes da Construção, Elevações e Detalhes. Para chegar aos desenhos técnicos há um grande estudo sobre o projeto em questão, os arquitetos precisam “entrevistar” seus clientes para saber o que eles precisam, gostam e podem ter, esta etapa é conhecida pelo termo inglês BRIEFING, onde pode-se apenas conversar ou aplicar questionários. 

Hidráulico / Elétrico

O plano hidráulico é um dos requisitos importantes na hora de construir ou reformar. Ele evita inúmeros erros na montagem do sistema, economizando dinheiro e tempo. Ele prevê todas as especificações de canalização, com as dimensões necessárias ao sistema hidráulico. E devem ser bem guardados para futuras obras ou reparos nos encanamentos.

 

Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados adequadamente, resultando em um funcionamento correto e seguro para os usuários. Por isso é fundamental a realização de um projeto devidamente elaborado por profissionais capacitados    (Arquitetos e Eng. Civis: fins residenciais), evitando que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.

Estrutural

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso (desmoronamento) como também patologias (trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos,etc.) que podem ocorrer em uma edificação.

Trata-se de um estudo fundamental para: Racionalização das peças e componentes da estrutura; Especificação dos tipos e características dos materiais a empregar; Estudo prévio do tipo de fundação mais indicado para sua obra.


Desde modo, o projeto estrutural funciona como um tripé composto por três pernas: segurança, economia e durabilidade, juntamente com o conceito de sustentabilidade. Se uma dessas “pernas” não for contemplada, descaracteriza o projeto e perde sua funcionalidade.

Incêndios

Desenvolvemos desde projetos básicos de proteção contra incêndio que envolve a distribuição e dimensionamento do sistema de hidrantes, extintores, iluminação de emergência, alarme de incêndio e sinalização de emergência até projetos executivos do sistema de chuveiros automáticos Sprinklers. Todos os projetos desenvolvidos, são submetidos à aprovação pelo Corpo de Bombeiros.

 

O projeto de proteção contra incêndios deve nascer juntamente com o projeto de arquitetura, levando em conta as distâncias para serem alcançadas as saídas, as escadas (largura, dimensionamento dos degraus, controle de fumaça, corrimãos, resistência ao fogo etc), a combustibilidade e a resistência ao fogo das estruturas e materiais de acabamento, a vedação de aberturas entre pavimentos adjacentes, as barreiras para evitar propagação de um compartimento a outro, o controle da carga incêndio e a localização dos demais sistemas contra incêndios.

 

O primeiro passo a ser dado é a classificação das ocupações. Ele determina os tipos de sistemas e equipamentos a serem executados na edificação; a partir daí devem ser pesquisadas as Normas Técnicas Brasileiras Oficiais para complemento do referido Decreto.

bottom of page